top of page

Secretaria de Cultura prepara a 1ª Reculuta para maio em Cachoeira

  • Foto do escritor: Da Redação
    Da Redação
  • há 8 horas
  • 3 min de leitura

A Cultura local vai ganhar um novo evento no mês de maio. É a 1ª Reculuta Social, Cultural e Artística Beneficente Mutirão Solidário de Cachoeira do Sul, que está sendo organizada pelo Instituto Cultural Riograndense (ICR) e um grupo de amigos e voluntários do Festival Gaúcho Estadual Estudantil (Fegaes). Nessa quinta-feira, 10, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) recebeu a visita de duas integrantes da organização da Reculuta, Vera Balardin e Luciane Simões. Elas procuraram a Secretária Municipal de Cultura, Dariely de Barros Gonçalves, para apresentação do projeto e busca de apoio da pasta. A iniciativa já conta com o suporte da Associação Tradicionalista e Cultural de Cachoeira do Sul (ATC), entidades tradicionalistas do município, escolas de todas as redes e de vários setores da comunidade.


De acordo com Vera, a Reculuta é uma busca pela perpetuação da tradição do nosso Estado. “Queremos desenvolver entre os cachoeirenses o espírito de união e empatia para que juntos possamos resolver nossos problemas, e a tradição é um elo para isso”, argumenta. A tradicionalista acredita que, por meio dessas atividades, seja possível oportunizar mais conhecimento sobre as questões relativas ao Rio Grande do Sul em diversos aspectos, sejam eles culturais, artísticos ou beneficentes. “É preciso despertar o interesse pelas nossas tradições, usos e costumes, para que no futuro possamos integrar mais e incluir melhor a comunidade escolar às entidades tradicionalistas”, prossegue.


Sem ônus – A organizadora faz questão de salientar que toda a organização será sem ônus para a Prefeitura Municipal. Os CTGs Lanceiros do Sul e José Bonifácio Gomes já cederam suas instalações para o evento. O primeiro vai receber a programação artística e cultural, além da proclamação do resultado. O segundo receberá as tarefas assistenciais. Além disso, a premiação com troféus já está paga. A SMC entrará com a decoração dos espaços e apoio na divulgação das atividades. A Assessora Especial da Cultura, Fabiane Moraes, será uma das avaliadoras. “A Secretaria sente-se honrada em poder ajudar a enaltecer e preservar a Cultura gaúcha apoiando esse belíssimo evento. São iniciativas como essa que fazem com que a chama da tradição permaneça acesa”, afirma Dariely.


Tarefas e premiação – O evento está marcado para os dias 03 e 04 de maio. Entre as tarefas assistenciais, está a arrecadação de alimentos, que serão destinados para as pessoas necessitadas através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, assim como rações, que serão entregues para o Cempra e entidades de proteção animal. Também serão recolhidos calçados, roupas, latinhas de alumínio, garrafas pet e tampinhas plásticas, valendo pontos. Na parte cultural e artística, provas como demonstração de habilidade na arte de cevar um bom chimarrão, relato de algum vulto histórico cachoeirense que se destacou na Revolução Farroupilha, apresentações de chuleadores, gaiteiros, solistas vocais e aplicação de questionário oral contendo perguntas sobre folclore, tradição e tradicionalismo, entre outras tarefas, estão previstas. Não há idade limite para participar. Todas as equipes receberão certificados de participação. As três equipes que somarem o maior número de pontos, além da melhor torcida, ganharão troféus.


Inscrição e regulamento – As inscrições já estão abertas e vão até 25 de abril, através do email veraluciabalardin@gmail.com ou nos seguintes locais: rua José Pereira Fortes 346, no bairro Soares, 24ª Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação. O regulamento completo é entregue aos participantes após a confirmação da inscrição.



Comentários


bottom of page