A Secretaria Municipal da Saúde deu início nesta quarta-feira (08/01) às tratativas conjuntas visando a organização da Rede Municipal da Pessoa com Deficiência.
Liderada pela titular da pasta, Camila Nunes Barretos, a reunião ocorreu pela manhã no salão de atos da SMS, mobilizando representantes da gestão municipal da saúde, da 8ª Coordenadoria Regional da Saúde, de entidades como Associação Municipal dos Autistas (AMA), do Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), TEAcolhe Macrorregional, do Centro Regional de Referência (CRR) em Autismo e da Associação dos Familiares e Amigos do Down (Afad), da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) foi convidada mas não pôde comparecer no encontro inicial.
A proposta da secretária municipal da Saúde era dar o primeiro passo rumo à formação de um grupo de trabalho, elencando sugestões de demais entidades a serem somadas aos esforços, as quais atuarão na construção de diferentes saberes em prol do aprimoramento dos serviços públicos dedicados às pessoas portadoras de deficiências. “A proposta é fortalecer a rede da pessoa com deficiência dentro do município e ampliar a comunicação entre os serviços, além de informar a população sobre as ações ofertadas e sobre os serviços disponíveis”, explica Camila Nunes Barreto. O grupo voltará a reunir-se no dia 29 de janeiro, 9h, na sede da secretaria. Entidades e lideranças interessados no tema podem obter mais informações com o Setor Administrativo da SMS, através do telefone (51) 99830-8719.
Texto/Fotos: Viviane Souza - Ascom SMS
Kommentare