Nesta segunda-feira, 13 de janeiro, policiais militares ambientais do 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Cachoeira do Sul, em ações de Polícia de Proteção Ambiental, durante execução da Operação Força Verde - crimes contra a fauna, realizou intervenções em pontos da cidade onde flagrou pássaros silvestres em cativeiro. Nas ações foram contatados que os suspeitos mantinham os pássaros presos junto a gaiolas privando-os de estar em seu habitat natural.
Nas ações foram apreendidos quatro pássaros em cativeiro, entre eles um papagaio (amazona aestiva), exemplar apreendido e deixado junto ao atual tutor como fiel depositário até a destinação final.
Já os demais pássaros retornaram a seu habitat natural após análise de veterinários/biólogo devidamente habilitados da secretária municipal de meio ambiente de Cachoeira. As gaiolas destinadas a manter esses pássaros em cativeiros foram todas destruídas logo após a soltura dos animais. Os infratores responderão por crimes contra a fauna silvestre junto ao fórum de Cachoeira do Sul e também responderão a processo administrativos junto a Secretária de Estadual de Meio Ambiente.
O Pelotão destaca que a permissão para manter animais silvestres em cativeiro deve-se primeiramente possuir autorização dos órgãos competentes, sendo proibido a captura destes animais junto a seu habitat.
Comments