top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Orquestra Sinfônica de Santa Maria se apresenta em Cachoeira nesta terça-feira

A Orquestra Sinfônica de Santa Maria vai visitar dois campi fora de sede da UFSM: em Cachoeira do Sul e Frederico Westphalen, nos dias 8 e 13, respectivamente. Com um repertório quase idêntico, ambos os concertos têm a regência do maestro João Batista Sartor, levando o título de “Orquestrando pelo Rio Grande”. À população das duas cidades serão apresentados os dois primeiros movimentos da 9ª sinfonia de Beethoven – obra que a orquestra tocou na íntegra no final de setembro, em dois concertos realizados em conjunto com a Filarmônica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Depois o programa segue com a apresentação das danças do balé Estancia, do compositor argentino Alberto Ginastera, e do Danzón Nº 2, do mexicano Arturo Márquez.


A única diferença no repertório dos dois concertos é que no de Cachoeira do Sul a Orquestra Sinfônica de Santa Maria vai tocar também o intermezzo sinfônico da ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni. Nesse trecho, a regência ficará por conta do maestro Dilber Alonso, egresso do curso de Música da UFSM e diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Cachoeira do Sul. O espetáculo será na próxima terça-feira (8), às 20 horas, no Clube Sociedade Rio Branco. Cinco dias depois, em Frederico Westphalen, a Catedral Santo Antônio receberá o concerto, que começa às 16h.


O público poderá assistir aos espetáculos gratuitamente. Porém, como se aproxima o Dia da Criança, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria solicita a doação de brinquedos momentos antes das apresentações. Para a realização desses concertos, a orquestra (que é vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da UFSM), conta com o apoio dos campi de Cachoeira do Sul e Frederico Westphalen, bem como das prefeituras de ambos os municípios.




Comments


bottom of page