top of page

Nível do Rio Jacuí deve subir ainda mais após vazão das águas de Dona Francisca e Itaúba

  • Lenon Quoos
  • 13 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

O intenso volume de água que está descendo das usinas hidrelétricas de Dona Francisca e de Itaúba, nas regiões da Quarta Colônia e do Centro-Serra, desde o início da manhã desta quarta-feira, 13 de setembro, indica de que em toda a extensão do Rio Jacuí o nível das águas deverão se elevar ainda mais, afetando diretamente toda a área territorial alagável de Cachoeira.

Em um áudio enviado através do WhatsApp, o coronel Jacob Pinton, coordenador regional de Proteção e Defesa Civil da Casa Militar da Defesa Civil do Estado alerta que existe um volume maior de água para descer em direção a Cachoeira do Sul e que a Defesa Civil local e as comunidades ribeirinhas precisam se preparar com antecedência para realizar as remoções de áreas de risco ainda durante o dia.


“O aumento hidrológico será muito maior que da última vez. Com isso, as cidades mais próximas, deverão começar as suas ações por questões de segurança. Não esperem a água chegar porque teremos uma elevação do rio nas próximas horas. De Itaúba para baixo está chovendo e a barragem de Dona Francisca não tem como segurar esta água, então ela vai descer, vai chegar no interior de Dona Francisca, Agudo e também em Cachoeira”, alertou.


DEFESA CIVIL MUNICIPAL

O superintendente da Defesa Civil Municipal de Cachoeira do Sul, Edson das Neves Júnior, informou que o órgão vem monitorando constantemente a situação do Rio Jacuí.


Conforme levantamento da Defesa Civil na tarde desta quarta-feira, 13 de setembro, mais de 50 famílias ribeirinhas já haviam sido removidas de suas casas, incluindo 9 que foram retiradas durante esta manhã na localidade do Piquiri. No entanto, os produtores rurais devem redobrar suas atenções e retirar animais e implementos agrícolas de áreas alagáveis em razão dos indicativos de que as águas do Rio Jacuí deverão subir mais.


Júnior alerta que mesmo que a águas tenham se estabilizado em 23,50 metros acima do nível do mar nas últimas 24 horas, a vazão das barragens localizadas nas regiões acima de Cachoeira do Sul indica que os cuidados em torno de regiões ribeirinhas e áreas alagáveis deverão aumentar.


No entanto, o superintendente afirma que não tem como saber o quanto o Rio Jacuí ainda pode subir, já que Dona Francisca possui rios afluentes com Vacacaí e Irapuá. Não existe uma previsão da quantidade de água que vai descer e o quanto pode contribuir para a elevação do nível do Jacuí.


Mesmo que a situação ainda esteja sob controle em Cachoeira, Júnior recomenda que as pessoas optem por sair de regiões alagáveis em caso de dúvida


BARRAGEM DO CAPANÉ

A Barragem do Capané é monitorada pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O local é mais tranquilo para enfrentar enchentes, já que foi construída para suportar uma altura de até 13 metros de água. No entanto, o Irga teve que baixar o volume de água para a metade da capacidade e atualmente, com o nível oscilando entre 6 e 7 metros de altura, a Barragem do Capané ainda opera em situação de segurança. O Irga fica na incumbência de comunicar a Defesa Civil Municipal sobre qualquer situação mais agravante.

Situação da ponte do Fandango no início da tarde.


VEJA OS VÍDEOS:



Comments


bottom of page