top of page

Mutirão de combate à dengue chega ao Promorar nesta quinta-feira

  • Foto do escritor: Da Redação
    Da Redação
  • há 21 horas
  • 2 min de leitura


A Secretaria Municipal da Saúde leva nesta quinta-feira (03/04) pela manhã o mutirão de combate à dengue ao Promorar, desta vez com o reforço de uma equipe e uma viatura do Exército. Junto aos agentes de combate às endemias e demais servidores da SMS, Meio Ambiente e Infraestrutura Urbana, os militares farão visitas aos domicílios repassando orientações para prevenção e controle da doença e destacando a importância da limpeza das áreas externas e das medidas que evitem o acúmulo de pneus, móveis e demais objetos sem uso.


Outro foco da ação é o monitoramento de recipientes que possam servir de pontos de água parada nos ambientes. O bairro está em terceiro lugar no volume de casos confirmados até o momento no município, com nove laudos positivos, atrás somente dos bairros Santa Helena (38 laudos) e Marina (10 laudos), num total de 101 casos contabilizados pelo boletim semanal divulgado nesta terça-feira pela Diretoria de Vigilâncias em Saúde (DVS). O mutirão desta quinta-feira ocorrerá das 8h às 11h30min, com concentração das equipes no campo ao lado da Escola Marieta Ribeiro de Almeida.


CAPACITAÇÃO AOS MILITARES

Na tarde desta quarta-feira (02/04) uma equipe da Secretaria da Saúde, acompanhada da titular da pasta, Camila Nunes Barreto, esteve no 13º Grupo de Artilharia de Campanha para promover a capacitação de cerca de 20 militares que serão revezados nas ações de combate ao mosquitoAedes aegypti. A Diretora da DVS, Andréa Santos, e a bióloga da SMS, Rosinele Perez apresentaram detalhes do cenário epidemiológico local e as ações previstas pelo plano municipal de contingência. “O apoio da guarnição militar é de extrema relevância neste momento em que lidamos com a pré-epidemia e buscamos o empenho de todos na limpeza dos ambientes, na eliminação dos pontos de água parada e na orientação das pessoas para a importância de se buscar atendimento médico nos primeiros sintomas compatíveis com a doença”, enfatizou a secretária.




Medidas que podem ser tomadas para evitar a água parada:

  • Lavar com água e sabão os pratinhos de plantas, jarras, garrafas, potes, baldes, etc. 

  • Manter a caixa d'água sempre fechada com tampa adequada 

  • Manter bem tampados tonéis e barris de água 

  • Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana 

  • Lavar e trocar a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana


Proteção adicional

Usar vaporizadores elétricos e mosquiteiros, aplicar repelentes no corpo, fazer uso de telas em portas e janelas.

Comments


bottom of page