top of page
Foto do escritorDa Redação

Moradores reclamam de obras paradas na Isidoro Neves, próximo à Delegacia


Com o problema iniciado em agosto quando uma cratera se formou no antigo terreno da Geni, a Secretaria Municipal de Obras vinha realizando, entre outros serviços, a canalização da Rua Isidoro Neves da Fontoura (junto à galeria ao lado da Delegacia de Polícia) desde o dia 25 de setembro. O local em todo seu entorno sofreu obstrução em galerias, danificadas após a forte enxurrada de maio que acometeu Cachoeira do Sul.


Para realizar o trabalho de recuperação, a pasta precisou interromper o trânsito no local, fazendo com que os motoristas tivessem que alterar seus trajetos em razão da medida, necessária para um trabalho de retirada da terra que está depositada no local para diminuir o peso sobre a galeria.

Entretanto, alguns moradores entraram em contato com o Fatos 24h nesta quinta-feira, 28, informando que já faz dias que não notam máquinas trabalhando no local. "Já ouvi falar que vão liberar a rua e deixar os enormes buracos abertos", enfatizou.


A última notícia divulgada oficialmente pela imprensa da Prefeitura em relação ao local foi uma publicação no Diário Eletrônico no último dia 7 de novembro, se tratando de um aviso de licitação para contratação de empresa para a recuperação da galeria próximo à rua Isidoro Neves da Fontoura, ao lado da Delegacia de Polícia. O acolhimento das propostas encerrou no dia 19 de novembro.


O QUE DIZ A SECRETARIA DE OBRAS?

A Secretária Municipal de Obras, Aline Machado, informou ao Fatos 24h que não houveram empresas interessadas na licitação que teve o prazo encerrado no último dia 19. "Vamos abrir novamente um prazo e teremos que fazer através de dispensa de licitação, já que se trata de uma obra emergencial resultante da calamidade. Então vamos ver se assim alguma empresa se interesse", explicou.


Na última semana, a secretária disse que os servidores da pasta realizaram um trabalho de desvio da galeria, retirando um pluvial que ligava direto da galeria no antigo terreno da Geni. "Esse foi isolado, portanto não tem mais nenhuma ligação da rua no terreno. Então puxamos pela rua e sai em uma galeria noutro local. Nosso pessoal está terminando um calçamento para poder abrir o restante que necessita, mas infelizmente só depois da licitação estar concluída", pontua.


PROBLEMA DESDE INÍCIO DE AGOSTO

Após ser isolado no dia 7 de agosto o terreno aberto localizado na Rua Isidoro Neves da Fontoura, esquina com a Rua João Trevisan, próximo à Delegacia de Polícia, no bairro Soares, local do famoso "Buraco da Geni", em Cachoeira do Sul, a Secretaria Municipal de Obras (SMO), mais de 20 dias após o fato, no dia 30 de agosto estava providenciando a abertura do solo no local com o suporte de um engenheiro, enquanto os projetos para o restauro seguiam em andamento.


Conforme a secretária Aline Machado, após um levantamento técnico, foi constatado que o problema se trata de uma obstrução da galeria, que é continuidade da mesma da 20ª Delegacia de Polícia, que foi danificada após a forte enxurrada de maio. "Finalmente agora as obras estão começando e deverá levar em torno de três meses de execução", destacou Aline.


Imagens: Fatos 24h.

Comentários


bottom of page