top of page
Foto do escritorDa Redação

Mariana Carlos, do PT, retorna à Câmara de Vereadores para o 2º mandato


Reeleita com 846 votos para o seu segundo mandato na Câmara de Vereadores entre 2025 e 2028, Mariana Carlos, de 38 anos, desempenha o papel de mãe e professora há alguns anos. Formada em Ciências Sociais e Pedagogia, possui Pós graduação em Gestão Pública.


Nascida e criada em Cachoeira do Sul, Mariana foi vereadora pelo PT em 2009, com apenas 22 anos. Também foi vice prefeita em 2013, tornando-se a primeira mulher a assumir o Poder Executivo na história do Município.


Seus pais são fundadores do PT, mas antes deles, seus avós tiveram participação ativa na comunidade. "E este é o ambiente familiar que me formou um sujeito coletivo, consciente do meu papel na sociedade", afirma.


Fatos 24h: Agora eleita, qual o primeiro passo?

Mariana Carlos: "Desvendar o que sobrou depois da Operação Fandango. O momento exige transparência e seriedade, exige o restabelecimento dos Poderes Municipais, que foram abalados em meio a tanta imoralidade e corrupção. O momento exige outro nível de relações institucionais entre os Poderes, republicano mas sobretudo independente. Portanto, o primeiro passo é de diagnóstico e transparência".


Fatos 24h: Qual a ou as bandeiras que você defenderá na Câmara?

Mariana Carlos: "Minha candidatura teve 3 grandes temas:

⁃ Educação: em defesa da educação básica (escolas e professores), técnica (em busca do IFFAR), superior (UFSM/CS, UERGS e UAB), educação inclusiva.

⁃ Cultura: política públicas e recursos federais, valorização de todas as manifestações, e incentivo a qualificação das atividades produtivas.

⁃ Meio ambiente: alimentação saudável (agricultura familiar, agroecológica, estradas, patrulha agrícola, assistência técnica e apoio às feiras), educação ambiental (conscientização e preservação), e sustentabilidade (mobilidade, saneamento e habitação)".

Fatos 24h: Você tem algum projeto já idealizado de sua autoria para apresentar no seu primeiro ano?

Mariana Carlos: "Sim. Vou apresentar projetos baseados em ideias que já funcionam ou estão em andamento em outros lugares:

⁃ Vale feira para servidores municipais (a exemplo de Santa Cruz)

⁃ Programa Municipal de assistência social aos pais atípicos (PL da vereadora Luna Zarattini de SP)".


Fatos 24h: Um recado para seus eleitores

Mariana Carlos: "Muito obrigada! Muito obrigada pela confiança, por acreditarem no nosso projeto. Falo como vereadora eleita, mas também como Presidente do PT. Nós dobramos nossa representação na Câmara, e cumprimos com nosso objetivo. Seguiremos combativos mas sobretudo propositivos. Temos o apoio do Governo Federal e vamos propor alternativas para transformar nossa realidade. Contem comigo, espero vocês em nosso Gabinete na Câmara a partir do dia 01 de janeiro de 2025. Muito obrigada!!".




Imagens: Divulgação.

ความคิดเห็น


bottom of page