top of page
Foto do escritorDa Redação

Igor Noronha | Giro da Semana

 SOLIDARIEDADE

É a marca da nossa gente. De todos os cantos e de todas as formas chegam ajuda ao nosso estado. Voluntários e servidores públicos dando vários exemplos de entrega e ajuda ao próximo. Algum ou outro incidente não é sombra à onda humanitária que ainda está trabalhando. Como escreveu o Ricardo Kotscho, a tragédia revelou ao mundo o que nossa sociedade tem de melhor e de pior.


 SEMPRE ELA

As concessões de vários benefícios e as prorrogações de inúmeras dívidas, feitos pelos governos federal, estadual e municipal ajudarão nossa gente a se reerguer. É a mão pública, do governo, a grande responsável pela retomada da vida de muita gente.


SEM ESQUECER

Que a primeira mão que chegou, em forma de resgate com botes, barcos, jet-ski, cordas, foi a de voluntários privados, pessoas anônimas que acumulam vidas e histórias salvas. A esses heróis sem capas nossa gratidão.


 MELHOR FICAR CALADO

O governador Eduardo Leite protagonizou uma das cenas mais contraditórias do desastre ao falar que as doações estariam prejudicando o comércio local. Entregar um dos maiores ativos financeiros do Rio Grande que é a CORSAN não? Depois da repercussão negativa vieram as desculpas.


 DESTA VEZ NÃO

Eduardo Leite esperava administrar os bilhões do governo federal. O presidente Lula já havia condicionado a suspensão do pagamento da dívida à aplicação exclusiva em ações de prevenção e reconstrução. O sonho de passar a imagem de bom gestor às custas de recurso federal (novamente) encontrou um cara (Lula) esperto pelo caminho que nomeou gente da sua confiança, Paulo Pimenta, para cuidar da reconstrução.


 CÓPIA

Curiosamente dois dias depois da criação do Ministério Extraordinário de Reconstrução do RS o governo gaúcho lança o Plano Rio Grande com o mesmo objetivo, nomeando Pedro Capeluppi, ex-assessor de Paulo Guedes.


 TAMBÉM ELE

A galeria das omissões tem outro lugar relevante, a do Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.


 PERGUNTAR NÃO OFENDE

Por que será que justamente os omissos e aqueles que agiram para que a tragédia chegasse onde chegou dizem que não é momento de eleger culpados, que não devemos politizar?


 MINISTROS

Em menos de 1 ano, dois ministros do Governo Lula vieram a Cachoeira do Sul. Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) veio abrir a Fenarroz em junho do ano passado, e agora, Renan Filho, dos Transportes, vistoriar obras do DNIT e a situação da ponte do Fandango. Para governar um município como o nosso, que depende e muito de verbas federais, esses canais de contato são muito importantes.


 ESTRADAS

O COMDER (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) autorizou a Prefeitura a usar R$ 118 mil de recursos do Fundo para a Infraestrutura do Meio Rural para ações de melhorias as estradas do Interior. O recurso será usado na liberação de cascalheiras (o cascalho é usado nas estradas) e na topografia de 10 pontes do meio rural. A CACISC vai bancar os projetos dessas pontes. Bom exemplo de parceria entre o público e o privado.

 

ALUNOS DO JENNY

A cidade às voltas pelos problemas causados pela enchente e a Prefeitura encontra razão para mexer, quase no meio do ano letivo, no transporte de alunos da escola?


 ALUNOS DO JENNY II

Já que a escola está no perímetro urbano, por conta de alterações no Plano Diretor, mas atende uma comunidade eminentemente rural, por que a empresa de transporte coletivo não atende?


Igor Noronha

Bình luận


bottom of page