top of page
Foto do escritorDa Redação

Igor Noronha | Giro da Semana

O DEVER DE BEM INFORMAR

Diante do cenário aparentemente calmo para a eleição à Prefeitura, sem muitas notícias, pois temos de fato somente um candidato lançado, não por acaso está muito longe nas pesquisas, qualquer sinal de fumaça causa especulações e estardalhaços. A falta de pauta também pode gerar isso, afinal ter assunto para todos os dias exige estar sempre muito bem informado e atualizado. O principal instrumento de trabalho de quem lida com comunicação é a credibilidade e a verdade na informação. Partidos e eleitores devem entender também que nem sempre o que é publicado (ou falado) reflete a opinião pública.

 

FECHOU

A janela partidária, onde eleitos podem trocar de partido sem perder o mandato cerrou suas abas. Também esgotou o prazo para os candidatos nas próximas eleições se filiarem a um partido político. Na Câmara quase da metade dos vereadores trocaram de sigla. No radar o mapa de votação e a possibilidade de manutenção dos seus mandatos.

 

SÓ PELO EDITAL

A prefeitura já aderiu ao Minha Casa Minha Vida, programa do governo Federal que construirá 100 unidades habitacionais. A empresa já assinou o contrato. Quando serão publicadas as regras para a escolha dos contemplados?

 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Se algumas obras anunciadas na cidade recentemente (cercado da feira livre, a inauguração da (meia) rua coberta e a pista de caminhada na pracinha do bairro Soares) tem que ser executadas por que foram emendas e não se pode mudar o objeto (o que é correto), por que as emendas para pavimentação não tem a mesma preocupação? Tem uma, de 2020, cujo contrato de repasse (900278/2020/MDR/CAIXA) foi assinado e até agora os moradores das ruas contempladas não viram as obras.

 

CANO PARA FLOREIRAS

Nisso GG e JOG/Ângela estão iguais. Quando GG inaugurou o espaço que leva no nome da cunhada, na praça Bonifácio, usou canos de concreto. Agora na rua coberta vimos a mesma “destinação”. Desde lá há grande necessidade de tubos para drenagem e pavimentação das ruas. Definitivamente, governar é eleger prioridades.

 

LICITAÇÃO DOS ÔNIBUS

E a promessa número 1 do afastado e renunciante JOG definitivamente não vai acontecer no governo da sua continuidade. Perde o cidadão que a cada dia está mais prejudicado por um serviço que já foi útil a milhares de cachoeirenses. Ganha a empresa que segue com a precariedade da concessão e a cada aumento não dado como calcula nova ação indenizatória contra a prefeitura. A conta milionária só aumenta.

 

AUMENTO DE IMPOSTOS

A pauta do Governo Eduardo Leite uniu frentes antagônicas. A Direita e a Esquerda gaúcha, contra o aumento do ICMS, o imposto sobre o que vai para a nossa mesa. Leite não cumpriu o que prometeu na campanha, repetindo o que muitos aspirantes aos cargos públicos fazem: se apresentam de um jeito e depois que ganham a confiança das pessoas que votam, mudam de postura. Sem maiores pretensões, pois fica cada vez mais distante a possibilidade de ser candidato à Presidência da República em 2026, deve tomar esta e outras medidas impopulares.

 

IPERGS

Há aproximadamente um ano o Fatos24hs iniciava uma série de matérias que falavam da crise do órgão em Cachoeira. As noticias falavam de descredenciamento dos médicos e paralisações em atendimentos. Em junho do ano passado o governo reajustou as contribuições dos servidores, aumentando os descontos nos contracheques. Recentemente o estado sofreu derrota no Judiciário, pois alterou a tabela para os hospitais sem ouvi-los, alterando o equilíbrio econômico-financeiro.



Igor Noronha

留言


bottom of page