top of page
Foto do escritorDa Redação

Igor Noronha | Giro da Semana

ADEUS ANO VELHO

O ano que está findando, além de ter passado muito rápido, nos deixou várias lições e com elas renovamos nossas esperanças de tempos melhores. Devemos essa possibilidade aos sumérios, povo que viveu na Mesopotâmia, onde hoje é a Síria e o Iraque. Foram eles que dividiram o tempo em anos.

 

ADEUS ANO VELHO II

Nossa grande experiência local foi entender que a trajetória conta muito na hora e escolhermos quem nos representa e que nossa querida cachoeira não deve ser prêmio de consolação a ninguém. A vigilância deve ser constante.

 

MÃE NATUREZA

Tem sido cada vez mais implacável com a humanidade. Por aqui muitos estragos e um rastro de angustia e sofrimento. Em menos de hora foram 160 milímetros de chuva, muita água. É como se em um metro quadrado de terra caísse 160 litros de água. Não tem tubulação e escoamento de dê conta.

 

AÇÃO DO PODER PÚBLICO

Desde as primeiras horas vi movimentação da Defesa Civil e Secretarias Municipais. Quando fui levar minha contribuição para aliviar as perdas, vi servidores com semblante de preocupação e cansaço, alguns sequer tinham dormido. Pessoal pegou firme.

 

SOLIDARIEDADE

Paralelo ao sofrimento e angústia de quem perdeu tudo o cachoeirense novamente provou que é exemplo de entrega ao próximo. Várias campanhas e frentes de ajuda, mutirões de limpeza e de arrecadação de móveis, vestimenta, material de construção e higiene e limpeza. Voltar a crer na humanidade, na empatia e na cooperação é gratificante.

 

PESQUISAS

Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve, já diria o gato Risonho à Alice, do País das Maravilhas. A fábula de Lewis Carroll serve bem para ilustrar “o retrato do momento” como muitos gostam de chamar as pesquisas.

 

PESQUISAS II

Mário Bruck, presidente do PSB estadual, diz que quem planeja tem projeto quem não planeja tem destino. Uma grande verdade, basta vermos os números e quem ocupa as posições.

 

PESQUISAS III

Os interessados precisam criar a cultura de se consultar às pessoas. O meio empresarial as faz constantemente. Sem um norte a guiar posicionamentos se fica à mercê do que tem disponível, muitas vezes com interesse neste ou naquele diagnóstico.

 

PREVISÕES

Paulo Guedes, o oráculo econômico do Bolsonarismo, previu que em caso de vitória do Lula viraríamos Argentina em 6 meses e uma Venezuela em 1 ano. Saltamos da 11ª para a 9ª economia do mundo. Nosso PIB cresce. Voltamos ao cenário global, político e econômico. Além de limitados no conhecimento formal (história, ciência, etc.) têm também limitações quanto à percepção econômica.

 

ANO NOVO

Aos amigos, leitores e colaboradores do Fatos 24hs nossos votos de saúde e paz, resto corremos atrás. Fraterno abraço em todos.

Igor Noronha

Comments


bottom of page