A filha da paciente Tania Nara Figueira Flores, 59 anos, autorizou a doação de órgãos após a confirmação da morte encefálica de sua mãe em Cachoeira do Sul.
A captação de órgãos foi realizada no último domingo, 28 de janeiro, no Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) por uma equipe composta por um médico e duas enfermeiras da OPO 7. Os órgãos captados foram os rins.
Essa é primeira captação realizada pelo hospital em 2024, totalizando 45 captações desde 2002.
O HCB lembra aos interessados que desde 2023, quem quiser ser doador de órgãos, pode assinar uma escritura pública declaratória. Basta se dirigir ao Tabelionato de Notas de sua preferência portando o seu documento de identidade.
Todo o ano a CIHDOTT realiza campanhas de conscientização para a importância da doação de órgãos, mas é em setembro, no dia 27, quando se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos, data em que a equipe da comissão realiza atividades no hospital e para a comunidade. “Salientamos a importância de deixar os familiares cientes do desejo de doação”, ressalta a enfermeira Vanessa.
Em setembro o HCB realizará a Semana de Conscientização da Doação de Órgãos e em breve será divulgada a programação das atividades para este ano.
Comments