top of page

Figueiró cobra melhorias na sede da Assoarte para Prefeitura

Foto do escritor: Da RedaçãoDa Redação

O Vereador Marcelo Figueiró está assumindo a defesa da Associação de Artesãos de Cachoeira do Sul - Assoarte. Figueiró esteve em visita a sede da Assoarte que fica no antigo Orquidário Municipal, junto ao monumento das águas dançantes, na praça José Bonifácio. Figueiró foi recebido pela presidente da Assoarte, MALU Maria Luisa Silva e pela direção da organização. Há 37 anos a entidade reúne artesãos da cidade para comercializar produtos como bordados, crochés, artesanato em madeira, couro e outros tipos de manufaturados. Há 20 anos a organização utiliza o orquidário municipal como sede e loja para o público. Infelizmente os ganhos com suas vendas não permitem grandes reparos na estrutura que começa a apresentar vários problemas.



NECESSIDADE DE REPAROS

Conforme Figueiró, “Por mais que as artesãs se esforcem para cuidar de seu local de trabalho existe um limite para a manutenção do prédio. Esses reparos necessariamente também precisam ser realizados pela prefeitura. É nítido as infiltrações e goteiras do local, o que muitas vezes danifica os artesanatos a serem vendidos. Fora isto a chapa superior do orquidário acumula água devido aos canos entupidos, o que pode criar mosquitos transmissores da dengue. As artesãs são senhoras idosas e mesmo assim sua presença auxilia no próprio cuidado e manutenção do centro da praça José Bonifácio. Nada mais justo que a prefeitura auxilie no cuidado a um imóvel que é do executivo, porém está emprestado”, explica o vereador.


EMPREGO, RENDA, ARTE E SOCIABILIAÇÃO

Figueiró também defende o papel social que a Assoarte representa. “Mais que uma loja, a Assoarte auxilia na formação de uma rede entre os artesãos Cachoeirenses que através de sua associação tem como se encontrar, realizar cursos, trocar ideias e se fortalecer como classe. É fundamental que a prefeitura realize um trabalho transversal com as secretarias de desenvolvimento social, econômico e da cultura, para que entidades como essa se organizem, fortaleçam e possam gerar emprego e renda para os cachoeirenses. Estamos com elas nesta luta”, explica o vereador.

Comentarios


bottom of page