Nesta quinta-feira, 3 de outubro, os familiares de Letícia Borges de Almeida (nascida em 01/06/1990, 34 anos) autorizaram a doação de seus órgãos. Letícia, moradora de Caçapava do Sul, sofreu um aneurisma no dia 14 de setembro e, infelizmente, evoluiu para morte cerebral no dia 2 de outubro. Sua mãe, Vanise Pazinato Borges, e seu marido, Diego Lopes Marques, concordaram com a doação.
Portanto, na tarde desta quinta foram captados o coração, fígado e rins por duas equipes médicas que chegaram à cidade em dois aviões. A equipe responsável pela captação do coração, composta por dois médicos e um enfermeiro do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e a outra equipe, formada por três médicos e uma enfermeira da OPO 7 da Santa Casa de Porto Alegre, captaram o fígado e os rins.
Este ano, já ocorreram três captações de órgãos realizadas pelo HCB em Cachoeira.
"A doação de órgãos é um ato de amor e solidariedade que transforma vidas e traz esperança para muitos. Ontem, celebramos a generosidade da família de Letícia Borges de Almeida, que, após sofrer um aneurisma e ter a morte cerebral confirmada, se tornou uma verdadeira heroína ao permitir que seus órgãos – fígado, rins e coração – fossem doados. Graças à coragem e ao apoio de sua família, muitos receberão uma nova chance de viver. Neste vídeo, vemos o coração de Letícia seguindo para seu destino, simbolizando a continuidade da vida e a importância da doação. Que sua história inspire mais pessoas a considerar esse gesto tão nobre. Agradecemos profundamente a Letícia e seus familiares por essa decisão tão impactante. Juntos, podemos fazer a diferença!", enfatizou o HCB.
Imagens: Divulgação.
Momento difícil, mas de extrema importância.