Nesta semana a Construtora Cidade iniciou os trabalhos de preparação para dar início à tão aguardada reforma da Ponte do Fandango, em Cachoeira do Sul. A equipe instalou o seu canteiro de obras na BR-153 e deu início a construção dos caminhos de acessos.
Conforme Wheslley Divério, do setor administrativo da Construtora, esse serviço de preparação deve levar em torno de duas semanas para estar concluído. Após, já deve iniciar a reforma da estrutura da ponte. A primeira etapa das melhorias serão nas estacas e após os pré-moldados.
Por enquanto não haverá alterações no trânsito no decorrer das próximas semanas. Cerca de 20 profissionais já estão contratados e trabalhando nesse serviço inicial. Vários currículos ainda estão sendo analisados e o objetivo é captar de 20 a 40 profissionais a mais até o pico da obra. "Estamos com muita defasagem para o cargo de ferreiro. Temos diversas vagas em aberto, mas está muito pouco procurado", enfatizou Divério.
Os interessados nas vagas de ferreiro devem enviar currículo para: giovanna@ccidade.com.br ou entregar pessoalmente no escritório da empresa, localizado na Pinheiro Machado, 934, das 14h às 17h.
A obra da Ponte do Fandango é esperada há três anos por Cachoeira. Com essas ações, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já considera iniciada a reforma da estrutura da ponte sobre o Rio Jacuí, hoje limitada a 18 toneladas de carga por veículo.
Entretanto, a obra ainda está em fase de análise de projetos e somente após a conclusão dessa etapa é que será possível detalhar as etapas que serão executadas, bem como o valor total das ações, que até então estava previsto em R$ 62 milhões.
ELEVAÇÃO
A elevação de parte da ponte será necessária em razão da água ter passado sobre a ponte na enchente de maio. Portanto, o valor deverá ser analisado após uma revisão do projeto de execução, que prevê contemplar soluções técnicas como a elevação dos viadutos de acesso e da ponte, que já se encontra em análise pelo Dnit.
Imagem: Divulgação.
Comentarios