Inaugura nesta quarta-feira (02/04), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Centro de Atendimento em Saúde - CAS/TEAcolhe em Cachoeira do Sul. O evento, marcado para às 19h na sede da Apae, formaliza a instalação do novo serviço prestado pela política estadual de atendimento integrado à pessoa com transtorno do espectro do autismo na cidade, que já sedia o Centro Macrorregional dos Vales e o Centro Regional de Referência (CRR) em TEA, este último gerenciado pela Associação Municipal dos Autistas (AMA). A conquista recente acontece em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que sediará as operações a partir de convênio mantido com a Prefeitura Municipal. “Com a vinda desta unidade preenchemos uma importante lacuna no segmento autista e consolidamos Cachoeira do Sul como referência regional do programa TEAcolhe RS”, comemora a secretária da saúde Camila Nunes Barreto, destacando que o empenho do prefeito Leandro Balardin em todo o processo.

Até o início das atividades no município, cerca de 80 crianças e jovens cachoeirenses precisavam recorrer ao CAS de Capaçava do Sul para ter acesso ao tratamento terapêutico multiprofissional. “Em 15 dias de operações, 20 pacientes deste grupo já foram incorporados à rotina de atendimentos do centro local e os demais estarão sendo remanejados gradativamente, através da regulação de médico do Estado, até que nenhuma pessoa precise mais recorrer à cidade vizinha”, explica a coordenadora do CAS, a professora municipal e assistente social, Tárcia Santos Cheiram. Em atividade desde 17 de março, a unidade já prestou em torno de 90 atendimentos a uma média de 70 pacientes (alguns tiveram mais de uma consulta), entre usuários vindos de Caçapava do Sul, outros que já vinham sendo assistidos na APAE e cerca de 30 novas pessoas que aguardavam na fila para tratamento ou confirmação de diagnóstico através do sistema estadual de gerenciamento de consultas (Gercon).
ESTRUTURA DO CAS
O Centro de Atendimento em Saúde – CAS/TEAcolhe está apto a atender toda pessoa portadora do transtorno do espectro do autismo (com diagnóstico ou indícios), criança ou adulto, em qualquer nível de suporte do autismo. Instalado junto a sede da APAE, possui capacidade para atender 150 usuários/mês, num total de, no mínimo, 1.200 atendimentos/mês. Para isto, conta com duas fonoaudiólogas (18h semanais), quatro psicopedagogas (48h semanais), uma nutricionista (4h semanais), um médico psiquiatra (10h semanais), duas psicólogas (40h semanais), um psicomotricista (12h semanais), um educador físico (20h semanais), um fisioterapeuta (10h semanais), dois terapeutas ocupacionais (12h semanais), uma educadora especial/comunicação alterativa (12h semanais), duas assistentes sociais (24h semanais), um profissional para musicalização (8h semanais), um administrador (30h semanais) e uma coordenadora (40h semanais).
FLUXO DE ATENDIMENTO
Para pleitear acesso ao novo serviço, entretanto, a porta de acesso será sempre o posto de saúde do bairro do paciente, mediante protocolos técnicos, onde os critérios não serão o tempo de acompanhamento já decorrido (para quem já frequenta o CAS Caçapava do Sul) ou o prazo de inscrição para o início do processo terapêutico (para quem aguarda por uma vaga), mas dependerá exclusivamente da avaliação do médico regulador estadual. Resumindo, nem a APAE ou a Prefeitura terão ingerência nesta ordem de definição dos atendimentos.
Conheça a Rede do Programa TEAcolhe
O Programa TEAcolhe conta com Centros Macrorregionais (CRM), Centros Regionais de Referência (CRR) e Centros de Atendimento em Saúde (CAS) em funcionamento no Estado. Cachoeira do Sul já dispõem do CRM – Centro Macrorregional dos Vales, em operação desde 2022, do CRR/AMA, em atividade desde novembro de 2024 e, agora, passa a contar com o CAS/APAE.
CRM/Centro Macrorregional Vales
Rua Sete de Setembro, 440 – Centro
Contato: (51) 9 9679-5476
É um serviço do programa que oferece suporte técnico e retaguarda assistencial às equipes dos municípios da macrorregião de saúde respectiva no tema do autismo por meio do matriciamento, nas áreas de assistência social, educação e saúde, articulando o trabalho com os Centros Regionais de Referência que compõem a macrorregião de saúde, auxiliando na organização e fortalecimento das redes municipais. Oferece suporte a 62 municípios.
CRR/AMA
Rua Sete de Setembro, 440 – Centro
Contato: (51) 9 99927-0548
Atua em conjunto com os dispositivos de atendimento/acompanhamento às pessoas com autismo na sua região de saúde de referência, a partir da estratégia do matriciamento fomentada pelos Centros Macrorregionais de Referência, e atendem aos casos graves, severos e refratários da região de saúde respectiva, a partir do Protocolo para Atendimento de Casos Graves pelo Centro Regional de Referência em TEA. O atendimento do CRR deve ocorrer de forma articulada com as redes locais do município de origem da pessoa com autismo possibilitando a qualificação destas equipes do território para lidarem com as necessidades destas pessoas e suas famílias de forma resolutiva.
CAS/APAE
Rua Barão de Viamão, 900 – Bairro Ponche Verde
Contato: (51) 9 9633-3494
Os Centros de Atendimento em Saúde - CAS TEAcolhe são serviços regionais especializados, com acesso regulado via Sistema GERCON, para o atendimento e a avaliação de casos de autismo, em todo o ciclo de vida. Possuem como objetivo a ampliação da oferta de atendimentos especializados às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias no Estado do Rio Grande do Sul. Contam com equipe multidisciplinar, com formação em TEA, para realização de no mínimo, 150 usuários/mês, com, no mínimo, 1.200 atendimentos/mês.

Comentários