top of page
Foto do escritorDa Redação

Cachoeira confirma três mortes com coronavírus na primeira semana de 2025

O Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde emitiu nesta quarta-feira, 8 de janeiro, novo informativo confirmando três óbitos por Covid-19 registrados na cidade neste início de 2025. Após processo de investigação, entre 31 de dezembro e esta terça-feira (07/01), o órgão comprovou que foram motivados por complicações da doença os falecimentos de um paciente do sexo feminino, 65 anos, com comorbidade e esquema vacinal incompleto para Covid-19, e outros dois pacientes do sexo masculino, 67 anos e 87 anos, ambos com comorbidades, o primeiro com esquema incompleto e o outro não vacinado contra o coronavírus. 


Com as três ocorrências, sobe para 258 o número de óbitos por Covid-19 confirmados em Cachoeira do Sul até o momento. Em 2024, a Secretaria Municipal da Saúde contabilizou quatro desses casos, com a última ocorrência verificada em maio do ano passado.



Nos últimos boletins periódicos divulgados pelo Departamento de Vigilância em Saúde, a partir do final de novembro, é possível verificar o aumento no volume de casos da doença, que evoluíram de cinco para 20 laudos positivos no decorrer de duas semanas. A coordenadora do DVS, enfermeira Andréa Santos, credita o quadro atual à sazonalidade já conhecida da Covid-19 nesta época, uma vez que a contaminação pelo coronavírus tende a crescer entre os meses de novembro e março, acompanhando o crescimento da circulação do público devido às festas de final de ano, férias e carnaval.


“Na prática, se percebe que as pessoas costumam ser mais flexíveis com os protocolos preventivos nos períodos de recesso e diante do clima mais quente”, complementa a profissional de saúde. Ela destaca que os dados que compõem a Nota Informativa Nº 896/2025 (em anexo) são preliminares, pois poderão compor o relatório também possíveis óbitos de cachoeirenses ocorridos em outros municípios e que, por algum motivo, ainda não tenham sido informados.


Por orientação do Ministério da Saúde, após decretado o fim da pandemia por Covid-19, em maio de 2023, foi encerrado o protocolo de testagem em massa para a doença e deflagrada a mobilização pela imunização. Manter a cobertura vacinal em dia é a forma mais eficiente de evitar formas graves de infecções respiratórias pelo coronavírus, sobretudo aos grupos considerados mais suscetíveis a estes quadros como pessoas acima de 60 anos, pessoas com comorbidades ou portadores de deficiências permanentes, crianças, gestantes e puérperas.


ESTOQUE DE DOSES REABASTECIDO

Depois de precisar pausar a imunização para Covid-19 na cidade por falta de doses (o desabastecimento acometeu diversas regiões do país), a Secretaria Municipal da Saúde informa que o serviço de vacinação contra a doença encontra-se atualmente operante nos postos de saúde do centro (EAP Central, localizada na Rua Conde de Porto Alegre nº 1271), dos bairros Marina, Carvalho, Noêmia, Quinta da Boa Vista e no Centro Social Urbano. O estoque de imunizantes contra o coronavírus está disponível no momento para duas faixas etárias: crianças entre seis meses e cinco anos incompletos e usuários do SUS a partir dos 12 anos de idade.


Menores entre cinco e 11 anos de idade, conforme atualização do plano nacional de imunizações, só recebem as doses a partir de agora em caso de serem portadores de comorbidades, mas no momento a rede não dispõem das vacinas para este grupo em seu estoque. Acompanhe a íntegra da nota emitida pela Vigilância Epidemiológica em anexo.


SERVIÇO DE VACINAÇÃO

* Segundas às sextas-feiras, das 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min


Salas de vacinas com estoque de imunizantes contra a Covid-19:

* EAP Central

* EAP Marina

* EAP Centro Social Urbano

* ESF Carvalho

* ESF Noêmia

* ESF Quinta da Boa Vista


Texto: Viviane Souza



Comments


bottom of page