top of page

Cachoeira, maior produtora do Brasil, se prepara para abertura da Colheita da Noz-Pecã nesta sexta

  • Foto do escritor: Da Redação
    Da Redação
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

Cachoeira do Sul é dona da maior área plantada e maior produtora de nogueiras-pecã no Brasil e está com boa expectativa para a colheita neste ano. Conforme projeção da Emater, a expectativa é colher mais de 2 toneladas por hectare em Cachoeira, especialmente as que contam com sistema próprio de irrigação.


Atualmente Cachoeira possui 1,2 mil hectares em produção, e se a projeção se confirmar, Cachoeira chegaria a quase 2,4 mil toneladas, que equivale a quase metade da produção estimada para o país nesta safra. Alguns fatores são cruciais para o resultado, como a alternância de produção. A colheita está em primeiro estágio, com pouco mais de 2% da produção colhida.


7ª ABERTURA OFICIAL DA COLHEITA DA NOZ-PECÃ NESTA SEXTA

A 7ª Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã vai ser realizada nesta sexta-feira (11/4), no pomar das Nozes Glorinha, no município de Glorinha. O evento inicia às 9h com programação técnica e a cerimônia com as autoridades será a partir das 11h. O evento tem previsão de término por volta das 16h.


A realização do evento é da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) e Prefeitura Municipal de Glorinha, com apoio da Emater/RS-Ascar, Embrapa e Nozes Glorinha. O evento é gratuito, mas a organização solicita o credenciamento prévio dos presentes neste link.


O Rio Grande do Sul é o maior produtor de noz-pecã do Brasil, respondendo por 88% da produção, seguido por Paraná e Santa Catarina. Na safra 2023/2024, a produção chegou a 3,2 mil toneladas em uma área total de 7,12 mil hectares. Os maiores municípios produtores gaúchos são Cachoeira do Sul, Dom Pedrito e Anta Gorda, segundo dados da Revista Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2024.




コメント


bottom of page