top of page
Foto do escritorDa Redação

Alto volume de chuva faz Rio Jacuí voltar a subir


O alto volume pluviométrico de chuvas que chegou em Cachoeira na madrugada desta segunda-feira e deve persistir até essa terça-feira, 17 de outubro, está fazendo com que o nível do Rio Jacuí volte a subir.


Já choveu 130 milímetros desde a madrugada e nível do rio está com 20,20 metros, ou seja, 2,20 metros acima do normal (18 metros).

Contatos para a solicitação de auxílio em caso de emergência

  • DEFESA CIVIL: (51) 995358310 – Fone/WhatsApp – se possível enviar WhatsApp com nome completo, endereço, localização e imagens da ocorrência.

  • CORPO DE BOMBEIROS: 193

  • SAMU: 192

  • CELETRO: (51) 3722 0900

  • RGE: 0800 970 09 00

Riscos, medidas preventivas e ações de resposta

  • INUNDAÇÃO: os altos volumes pluviométricos podem causar elevação do nível de rios e arroios, atingindo residências, estradas e pontes. O nível do Rio Jacuí está em média com 20,20m (2,20m acima do nível normal). Em caso de observação de elevação do nível de rio e arroio organizar os materiais para remoção, documentos, roupas móveis e utensílios, e acionar auxílio; em caso de pontes ou estradas inundadas não atravessar, buscar outro caminho que seja seguro e informar a Defesa Civil.

  • ENXURRADA: chuva intensa em um curto período pode causar colapso na drenagem pluvial e a água invadir pátios, residências e ruas bem como entupir calhas causando infiltrações. População deve em período seco antes da ocorrência do evento revisar bueiros internos e externos e calhas a fim de realizar limpeza preventiva. Caso o evento ocorra, evitar subir em telhado com chuva ou úmido para evitar quedas, desligar o disjuntor de luz, evitar o contato com a água e acionar auxílio.

  • SOLAPAMENTO DE MARGEM / MOVIMENTAÇÃO DE MASSA: em caso de movimentação de terra próximo a residências localizadas em margens de rios e arroio ou em encostas evacuar imediatamente a residência e solicitar auxílio.

  • RISCO DE QUEDA DE ÁRVORES: chuvas intensas podem ser seguidas de vento e isto pode ocasionar a queda de árvores e galhos, evite permanecer ou estacionar veículos sob árvores de grande porte, em caso de ocorrência solicite auxílio, em queda sobre residências desligue o disjuntor da luz e evacue a residência.

  • QUEDA DE REDE ELÉTRICA, CABOS OU POSTES: não se aproxime, se possível sinalize o local, avise os órgãos de segurança, e comunique imediatamente a prestadora de serviço se possível com o código de cliente. Celetro: (51) 3722 0900 – RGE: 0800 970 09 00

  • DESTELHAMENTO DE RESIDÊNCIAS OU COLAPSO DE EDIFICAÇÕES: evacue o imóvel imediatamente e busque abrigo em local seguro, se possível desligue o disjuntor de luz e feche o registro de água.




コメント


bottom of page