top of page
Foto do escritorDa Redação

Adriana Palladino | Vira-latas, a raça do amor!

Quem nunca foi recebido em casa por um amistoso vira-latas? Eu, particularmente não gosto do termo “vira-latas”, o termo foi criado por conta dos animais abandonados que, pela fome desesperadora não tinham outra opção a não ser revirar os lixos em busca de algum alimento para matar sua fome. Outro termo que me incomoda para identificar esses seres maravilhosos é SRD (sem raça definida), ora bolas, porque não podemos usar o mesmo termo que definiu os gatos SRD, que na verdade tem sim, sua raça definida que poucos sabem.


Assim como nos Estados Unidos e na Inglaterra, esses gatos têm sim, raça definida, Brazilian Shorthair, como é conhecido internacionalmente, o Gato de Pelo Curto Brasileiro. Nos Estados Unidos são chamados de Pelo Curto Americano e na Inglaterra, Pelo Curto Inglês. Essa mesma definição de raça poderia ser aplicada para esses cães que hoje chamamos de vira-latas, poderiam ser Pelo Curto Brasileiro.


Mas, até que esse dia de honrar essas gracinhas com um nome à sua altura chegue, eles seguem nos encantando, hoje temos os famosos cães Caramelos, que até parece uma raça específica desses cães, o cão caramelo ficou famoso por ser facilmente encontrado, inclusive, um cão caramelo chamado Toulouse, que saiu na capa de uma famosa revista junto com sua dona também famosa, a cantora Ariana Grande, recebeu da internet o título de brasileiro honorário.


Eu tenho 2 caramelos em casa, o medroso Coragem e o sapeca do Marvin, os dois eu adotei do Cempra, e, mesmo tendo outros cães, Coragem e Marvin são muito unidos, se eu separo os 2, o Coragem chora sem parar, tamanho é o amor dele pelo Marvin, o Marvin já é mais levado, late para tudo, muito brincalhão e amigo de todos. Como já disse aqui, dos 9 cães que tenho 8 são SRD, apenas o Pernudo é um galgo que infelizmente vivia no Cempra também e está quase cego, razão pela qual eu o adotei.


A imensa maioria dos cães que vivem em abrigo são os SRD, mesmo eles tendo uma genética excelente, raramente ficam doentes, obviamente quando recebem os cuidados como vacinas, vermífugos, etc. Vivem bastante e geralmente tem uma vida boa, mas, se tem algum de raça, ele sempre será adotado antes. Uma pesquisa feita em 2023 apontou que, 90% dos animais abandonados no Brasil são cães e 68,4% deles são adultos e, em sua maioria, SRD (sem raça definida).


Os vira-latas são tão especiais que dia 31/07 comemoramos o dia do cão vira-lata, um dia para levar conscientização a todos da importância da guarda responsável, da prevenção do abandono e acima de tudo, respeito a esses animais que são tão especiais e únicos como qualquer outro, eles só precisam de uma chance para mostrar o quanto são capazes de amar e ser fiel a aquele que der uma oportunidade para eles serem felizes.


Se você não tem um vira-lata na sua vida, adote! Tem tantos no Cempra, de todos os tamanhos, idades e cores esperando encontrar uma família!


Adriana Palladino.

Comentarios


bottom of page