top of page
Foto do escritorDa Redação

Adriana Palladino | Dezembro Verde

Em dezembro, com as festas de fim de ano e as férias, o abandono infelizmente aumenta, e por isso foi criada a campanha Dezembro Verde, que visa conscientizar as pessoas a não abandonar seus animais.


Conscientizar é na minha opinião um dos pilares da política pública da causa animal, dentro da tríade: Conscientizar, fiscalizar e castrar. Se algum desses pilares não funciona, o resultado nunca será o esperado.


Mas como conscientizar? Essa é a tarefa mais difícil, fazer com que as pessoas entendam que os animais não são descartáveis, que eles têm sentimentos e que o abandono é um ato perverso e cruel.


No final do ano, geralmente as pessoas planejam o que farão diferente no ano que se inicia, vários planos e resoluções para que a vida seja melhor, pois bem, nesses planos devem estar os animais também, eles fazem parte da família e, portanto, não devem ser deixados para trás.


Eu já contei aqui que, quando vim do Rio de Janeiro 12 anos atrás, eu trouxe comigo 10 gatos e 2 cães de grande porte, muitas pessoas me disseram: Você é louca, vai ter todo esse gasto para levar esses animais. Eu sempre respondi: Eles não tiveram culpa das minhas escolhas, eu escolhi me mudar de estado, e eles irão sim comigo! Gastei sim uma pequena fortuna, pois a mudança para cá foi planejada em apenas 15 dias, mas nenhum ficou para trás!


12 anos depois, desses 12 animais, só tenho 3 gatos: Salém, orgulhoso doador de sangue que por muitos anos salvou diversas vidas, Penélope uma gata temperamental e a Bláblu, minha companheira carinhosa. Se eu os tivesse deixado para trás tenho certeza absoluta que nenhum deles estariam vivos até hoje.


Desejo que 2025 seja um bom ano para todos, inclusive para os animais!




Adriana Palladino

Comments


bottom of page