59,8% dos cachoeirenses são a favor do estacionamento rotativo, aponta enquete do Fatos 24h
- Lenon Quoos
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Atualizado: há 4 horas

O Fatos 24h, portal online de notícias mais acessado de Cachoeira do Sul e região, abriu uma enquete na última quarta-feira, 9 de abril, com o objetivo de saber se os cachoeirenses são a favor ou contra o Estacionamento Rotativo Pago nas ruas centrais da cidade.
O resultado em menos de 72 horas da enquete no ar através da página do Fatos no Facebook (69,5 mil seguidores) foi o seguinte: 59,8% dos votantes (1.427 votos) são a favor da implantação do sistema, enquanto os outros 40,2% (959 votantes) são contra. No total, a pesquisa recebeu 2.386 votos, 177 comentários, 144 reações e 20 compartilhamentos.
A discussão veio à tona, pois nos últimos dias o prefeito Leandro Balardin protocolou na Câmara Municipal de Vereadores o Projeto de Lei Ordinária nº 38 de 2025, que dispõe sobre a regulamentação do Estacionamento Rotativo Pago em vias públicas do Município de Cachoeira do Sul, e dá outras providências, para análise e respectiva aprovação.
Segundo justificativa do projeto, o Estacionamento Rotativo passou a ser adotado nos últimos anos a partir da necessidade que as cidades tiveram, tendo em vista a escassez de espaço em suas regiões mais centrais. Com o crescimento da frota e, por consequência, o aumento da circulação de veículos notadamente nas regiões mais centrais da cidade, a rotatividade passou a ser uma saída para comportar os veículos que necessitam de estacionamentos rápidos. No intuito de solucionar a falta de estacionamento, proporcionar a rotatividade e em consequência a disponibilidade de vagas, as cidades na sua grande maioria adotam essa medida.
A multiplicidade das atividades de uma área urbana é responsável pelos deslocamentos de veículos na malha viária. Os motivos de deslocamento mais significativos são aqueles relacionados ao trabalho, às compras, à prestação de serviços e ao lazer, o que acaba por sobrecarregar a região central da cidade.
Portanto, o documento explica que o presente Projeto de Lei busca organizar e distribuir as vagas de estacionamento na área central da cidade, com o objetivo de fomentar o comércio, permitindo o usuário encontrar disponibilidade e facilidade em estacionar próximo do seu destino comercial. "Por estes motivos, temos a convicção de que os Nobres Vereadores apreciarão este Projeto de Lei em Regime de Urgência, com posterior aprovação", destaca o prefeito.

Comments